O desafio de implementar uma política sustentável, que siga os preceitos do ESG “Ambiental, Social e Governança”, ou seja, a responsabilidade ambiental, social e de governança, é cada vez maior em todos os setores econômicos. Para as empresas como a activas, uma das maiores distribuidoras de
resinas plásticas do Brasil, com atuação em todo o país, trata-se de um trabalho ainda mais desafiador.
Pesquisa recente do Euromonitor International, líder mundial de inteligência de negócios global, análise de mercado e insights do consumidor, indicou as 10 principais tendências de consumo em 2022. Cerca de 30% das tendências globais estão relacionadas com alguma forma de sustentabilidade. Os consumidores querem e exigem marcas que se posicionem no mercado como sustentáveis. Outras tendências apontadas pela pesquisa trazem vários caminhos que, de alguma forma, também já fazem parte do planejamento estratégico e de ações operacionalizadas pela activas. A busca de planos B como alternativas quando há interrupções do mercado é um exemplo de tendência que a empresa tem detectado há tempos. Esta visão se materializou, por exemplo, com a ampliação do portfólio por meio dos Biopolímeros, que independem das instabilidades da indústria petrolífera, abastecedora do setor de plásticos tradicionais. O BIOPCR activas é o primeiro fruto dessa diretriz estratégica.
Redução em emissão de CO2.
A pesquisa também chama a atenção para o ativismo verde e a busca por ações que reduzam a emissão de CO2. Diz a pesquisa que, para conquistar os chamados Agentes do Clima, as empresas devem oferecer produtos com certificação de pegada de carbono. A activas, há tempos, já neutraliza suas emissões, por meio de ações compensatórias. A activas, com 11 unidades espalhadas no país, 42 famílias de plásticos em seu portfólio e quase R$1 bilhão em faturamento previsto para 2022, não começou agora a buscar um diferencial em suas ações sustentáveis. Várias iniciativas estão sendo adotadas pela companhia para que façamos uma distribuição disruptiva, ou seja, com inovação, pensando no futuro e de forma diferente ao modelo atual. Nosso planejamento estratégico, no curto, médio e longo prazo, está voltado para atender aos preceitos do ESG.
Não se trata apenas de greenwashing ou ser sustentável como uma estratégia de marketing. Temos ações concretas em andamento. A activas criou no ano passado um Conselho de Administração com profissionais independentes cuja principal discussão no momento é exatamente como estará a companhia em 2025, determinando metas factíveis no campo ambiental. Houve mudança do estatuto social a deixar claro nossa atuação de forma sustentável.
A empresa tem operado também em parceria apenas com clientes e fornecedores alinhados com a nossa política ambiental. O portfólio de produtos está focado neste momento na cadeia de BIOPCR, ou seja, plásticos biodegradáveis e sustentáveis.
A activas está se preparando também para entrar no seleto grupo de 200 empresas brasileiras que fazem parte do Sistema B, onde estão presentes apenas aquelas com atuação totalmente voltada à sustentabilidade. A distribuidora está sendo também recertificada na ISO 37.001, o que indica atividade ética e transparência nos negócios.
Caminhamos, além disso, para chegar a 100% de CO2 neutro, compensando todas as emissões de carbono realizadas em nossas atividades. Nossa frota própria, de ??? caminhões,
adota a tecnologia mais moderna, a Euro 5, sistema que respeita um conjunto de normas visando reduzir a emissão de poluentes.
Finalmente, a empresa está expandindo com força sua política de logística reversa. A entrega do produto ao cliente é feita com uma sacaria de polietileno, junto com uma caixa vazia para armazenamento das sacarias já utilizadas. Essas são retiradas e reaproveitadas,
fechando a economia circular.
A jornada continua, em direção à um modelo sustentável ideal e moldável às demandas dos clientes, da sociedade e do planeta.
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