No 1º. semestre de 2022, após quase dois anos de processo de certificação, a activas foi auditada pela equipe internacional do Sistema B o qual é um reconhecido organismo internacional que avalia e classifica empresas que buscam equilibrar propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
A certificação foi iniciada com o mapeamento de todos os processos de gestão e das atividades de impacto da empresa, expondo, de forma transparente e detalhada, os temas prioritários da sua agenda ESG. Estes temas foram definidos em um processo de construção da Matriz de Materialidade, que consolidou os resultados de pesquisas on-line realizadas juntos aos principais stakeholders da empresa e definiu os temas prioritários desta agenda: Economia Circular, Distribuição Sustentável, Cidadania Corporativa, Cadeia de Fornecimento, Ética e Combate a corrupção.
A priorização destes temas, fundamentais para atender ao processo de certificação, considerou também os aspectos do cenário externo e direcionadores globais, como os ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ONU). No processo, os heads da empresa foram entrevistados e todas as informações desmobilizadas foram auditadas. Os colaboradores e parceiros da empresa foram comunicados e, de alguma forma, engajados no processo de coleta de informações e indicadores, bem como na definição de objetivos e metas para que a certificação B fosse alcançada, conforme as regras e modelos exigidos pela instituição. Também foi definido que as metas ambientais estão ligadas ao bônus de 100% dos colaboradores da empresa.
Fizeram parte das iniciativas da activas, consideradas pelo Sistema B, a formalização de políticas, estratégias e planos de ação para que as práticas sustentáveis fossem incorporadas ao negócio, de forma estruturada e mensurável. Para isso, isso, a empresa deu forma a diversas ações, como a inclusão das cláusulas do Sistema B em seu Estatuto Social, implantação de uma diretoria incumbida de fazer a gestão dos temas ESG, a inclusão de membros externos no Conselho de Administração (segundo as recomendações do IBGC), passando pela publicação de Políticas e Código de Conduta, além dos temas materiais e compromissos ESG formalizados em seu primeiro Relatório Anual Integrado, seguindo as orientações do GRI (Global Reporting Initiative).
A auditoria internacional já submeteu os resultados do desempenho da empresa à direção do programa no EUA, que está concluindo o processo de oficialização da activas.
—-
Adequar a empresa às melhores práticas de gestão sustentável e buscar a melhor avaliação existente para esta finalidade, cujo Sistema B é referência mundial. Ao adotar um modelo de gestão reconhecido internacionalmente, a empresa continua evoluindo em sua jornada ESG, gerando valor para seus acionistas, comunidade e para toda a sociedade.
Entendemos que os conceitos e práticas de uma empresa sustentável devem ser submetidos a um processo de aprendizado constante e evolução sistemática, e o Sistema B é um excelente direcionador para a avalição e aperfeiçoamento das atividades. Até o momento a companhia destinou um investimento de R$200 mil reais a este projeto, onde acreditamos que esta trajetória, seguindo as melhores práticas ESG, resultarão em ganhos crescente – em todos os aspectos – para a empresa e para os seus stakeholders.
PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS ATÉ O MOMENTO: