b

Acesse o Portal do Cliente

Uma plataforma na palma da mão para facilitar e agilizar o atendimento a você, nosso cliente!

Digitalização industrial: soluções para a Indústria 4.0

O processo de digitalização mundial atingiu níveis de maturidade avançados: basta observar a frequência com que estamos conectados e utilizamos dispositivos inteligentes integrados. O fato é que a digitalização industrial já é realidade e pode gerar inúmeros benefícios para a manufatura, a agricultura e os serviços, como ampliação da produtividade, maior capacidade analítica e de resolução de problemas e aproximação dos líderes do mercado mundial.

É pensando nisso que as indústrias devem procurar por soluções digitais que as coloquem à frente do mercado e, assim, consigam aproveitar esses benefícios.

O QUE É A DIGITALIZAÇÃO INDUSTRAL?
O conceito de digitalização industrial deriva diretamente da Quarta Revolução Industrial – ou Indústria 4.0, como é conhecida por muitos –, período tecnológico que vivemos desde meados da década de 2010.
Após a descoberta da máquina a vapor, o advento da eletricidade, das linhas de produção e das energias nucleares e automações, essa quarta fase é destinada à utilização de meios digitais, inteligências artificiais e sistemas cibernéticos nos processos da indústria.

Para David Hardt, professor de engenharia do MIT, a digitalização industrial é o que define a Indústria 4.0. Segundo ele, mesmo que a forma com que fazemos um carro seja praticamente a mesma há anos, tivemos a substituição de diversos elementos desse processo por dispositivos digitais integrados. Com isso, toda a cadeia se beneficia.

Isso é possível já que tivemos um aumento gigantesco na capacidade de armazenamento de dados e na integração dos sistemas. Dessa forma, fica mais fácil realizar tarefas de maneira veloz, contínua e automatizada, além de identificar e corrigir erros.

 

Os Pilares da Digitalização:
– Manufatura aditivada;
– Realidade aumentada;
– Robôs autônomos;
– Big Data;
– Computação em nuvem;
– Ciber segurança;
– Integração de sistemas;
– Internet das coisas (IoT);
– Simulação digital.


Gostou do post? Confira mais detalhes em: https://www.wago.com/br/digitalizacao